Por Tatiane Lima
No dia 15 de outubro, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) dará início as atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em todas as suas unidades espalhadas pelo país. Sob o tema Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais, a instituição realizará centenas de atividades entre os dias 15 e 19 de outubro (terça a sábado).
Estão previstas cerca de 140 atividades, como palestras, rodas de conversas, oficinas, jogos, lançamento de livro, feira de ciências e muito mais. O foco do evento será a importância da ciência e da tecnologia para a preservação, conservação e o uso sustentável dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica e Pampa. Durante os cinco dias de atividades, a Fiocruz realizará diversas atividades voltadas para o debate sobre a fauna e a flora brasileira, além de envolver o público com atividades educativas e de lazer.
Presente em dez Estados do país, a Fiocruz busca promover diversos debates com o público sobre a preservação e uso sustentável da fauna e da flora brasileira, sempre com muita leveza e diversão todas as idades. O público-alvo principal inclui crianças e jovens, mas o evento oferece programação para toda a família. Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente.
A SNCT é um evento anual que busca a divulgação científica, a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação, promovendo um espaço de interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Ao longo de 21 anos, a Fiocruz oferece essa rica experiência educativa, trazendo feiras, oficinas, bate-papos, atividades culturais e outras atrações que contribuem para o desenvolvimento de pesquisas no campo da ciência e tecnologia.
A programação completa está disponível em: snct.fiocruz.br.