Apresentação da peça de teatro Paracelso, o Fenomenal na SNCT 2022 na Fiocruz. Fotos de João Laet
Por Tatiane Lima
No sábado (19/10), traga sua família para uma imersão no mundo da ciência! A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 no Museu da Vida Fiocruz oferece uma programação rica e interativa, ideal para pessoas curiosas e de todas as idades. Se você quer aproveitar o final de semana com muito conhecimento e diversão, essa é a sua chance! Sob o tema Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais, a instituição realizará algumas atividades no sábado. Veja os destaques da programação.
A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz vai oferecer mais de 130 atividades em dez estados. Somente no campus Fiocruz Manguinhos, localizado na Avenida Brasil, são cerca de 100 atividades programadas. O evento de cinco dias será encerrado no sábado (19/10) com diversas atividades especiais, espalhadas pelo Museu da Vida Fiocruz.
Um destes espaços é a Feira da Ciência, que reúne diversas iniciativas educativas e oferecerá ao público a oportunidade de aprender brincando! Lá, os visitantes poderão participar da atividade ‘Faça uma tinta invisível’. Ideal para os entusiastas de mistérios e mensagens secretas, a oficina ensina os participantes a produzir uma tinta “invisível” especial, com materiais naturais.
Na Tenda da Ciência Virgínia Schall, acontecerá a intervenção artística ‘Descobrindo o Fibrão’, promovida pela Associação dos Fibromiálgicos, Amigos e Parentes de Niterói (AFAPNIT). A atividade tem o objetivo de ensinar crianças sobre a fibromialgia de maneira interativa e sensível. O Fibrão é um cobertor especial que simula o peso e o desconforto enfrentados pelos pacientes com a síndrome.
Duas exposições especiais também estão na programação de sábado da 21ª SNCT no Museu da Vida Fiocruz. O Consulado Geral da Hungria promoverá a mostra internacional ‘A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel’, que retrata a história da premiada cientista Dra. Katalin Karikó, ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina em 2023 por descobertas que permitiram o desenvolvimento de vacinas de mRNA contra a Covid-19.
No Salão de Exposições Temporárias, o público poderá conferir ver a exposição ‘DiverSaúde: saberes e fazeres em sua diversidade’, que homenageia 14 pessoas de diferentes perfis étnico-raciais, gêneros e condições físicas que constroem conhecimento em ciência e saúde e o aplicam em seu cotidiano. A iniciativa apresenta um pouco de suas contribuições na academia e em diversos territórios, sobretudo de favelas e periferias.
Visitas ao Castelo e ao Borboletário estão na programação
Durante o encerramento da 21ª SNCT no Museu da Vida Fiocruz, o espaço estará funcionando normalmente, das 10h às 16h, com diversas atrações. Mais queridas entre o público, o centenário Castelo da Fiocruz e o recém reinaugurado Borboletário vão receber o público para visitas mediadas.
Para os amantes da natureza, a visita ao Borboletário é uma oportunidade de estar em contato com esses insetos, descobrindo diversas características das três espécies lá existentes: ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e labareda (Dryas julia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas aprendendo sobre seus hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores e suas estratégias de sobrevivência.
Na visita ao Castelo Mourisco, o famoso prédio histórico da Fiocruz que pode inclusive ser avistado da Avenida Brasil, o visitante pode conhecer mais sobre a história da saúde pública no país e de cientistas como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e outros. É também uma excelente oportunidade para se impressionar com os detalhes do pavilhão de arquitetura neomourisca, em estilo eclético, inaugurado há mais de 100 anos.
Fazem parte da programação do Museu também duas exposições recheadas de recursos tecnológicos. A mostra ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis’ proporcionará uma visita interativa ao Prédio da Cavalariça, local onde eram realizadas etapas para a fabricação do soro contra a peste bubônica no início do século 20. Já a expo‘Aedes: Que mosquito é esse?’, localizada no centenário Castelo da Fiocruz, oferecerá ao público a oportunidade de conhecer o complexo universo do mosquito em diferentes formatos, por meio de jogos e até realidade aumentada. A exposição tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
O Museu da Vida Fiocruz oferece ainda visitas livres ao Parque da Ciência e à Pirâmide. O Parque da Ciência possui instalações ao ar livre em que estão dispostos equipamentos interativos inspirados por três temas principais: Energia, Comunicação e Organização da Vida. A Pirâmide é um espaço de descobertas, que, entre diversas surpresas, conta com uma câmara escura onde se pode observar um modelo de olho humano gigante. Neste espaço, os visitantes podem participar de oficinas, jogos e realizar atividades sobre as vidas micro e macroscópica.
Todas as atividades são gratuitas. O Museu da Vida Fiocruz conta com área para piquenique e estacionamento (sujeito à lotação). Não é necessário fazer inscrição prévia para participar.
A SNCT na Fiocruz é o maior evento de divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação do Brasil, abordando o desenvolvimento de pesquisas nesse campo sempre de forma lúdica e atrativa. Além das mais de 100 atividades promovidas no campus Fiocruz Manguinhos (RJ), a instituição também oferecerá ao público dezenas de outras atividades em suas unidades regionais de 15 a 19 de outubro. O evento conta com parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ e Sesc Rio, além do apoio do CNPq e da Fulltime Logística. A realização é da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A programação do Museu na SNCT 2024 na Fiocruz é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas SC Johnson, Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Detalhes do Evento:
21º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Museu da Vida Fiocruz – Atividades de sábado
Data: 19 de outubro de 2024, das 10h às 16h
Endereço: Museu da Vida Fiocruz – Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ Mais informações: snct@fiocruz.br
Entrada gratuita. Estacionamento no local.
#SNCTnaFiocruz #SNCT2024fiocruz