NA WEB
TEXTO
A
A
A

Serão dezenas de atividades gratuitas para todas as famílias 

Por Tatiane Lima

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promove de 15 a 19 de outubro a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT na Fiocruz). Mais de 130 atividades gratuitas estão programadas para acontecer dentro e fora de unidades regionais da Fiocruz de todo o Brasil. Em sua edição 2024, a SNCT na Fiocruz vai oferecer ao público uma extensa programação em dez Estados do Brasil: Rio de Janeiro, Amazonas, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná, Piauí, Bahia, Rondônia, Pernambuco e Ceará. 

Por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano – Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais – convida o público a refletir sobre a importância dos seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.  

 

Atividades em todas as regiões do país 

A 21ª SNCT na Fiocruz levará exposições, oficinas, jogos e espetáculos para, pelo menos, seis municípios da região metropolitana do Rio. Uma dessas atividades é a peça ‘O Rapaz da Rabeca e a Moça Rebeca’, que será apresentada em instituições de ensino de cidades como Duque de Caxias, Mesquita e São Gonçalo (RJ). Mais de 20 iniciativas espalhadas pelo país também vão ser realizadas pelas demais unidades regionais durante a 21ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz. 

A Fiocruz Paraná antecipará as atividades da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) com a realização de três oficinas, que ocorrerão de 7 a 11 de outubro. A oficina “Panambis, mandaçais e joaninhas – nas asas delas, o mundo em flor’ promove uma contação de história sobre a ação polinizadora de borboletas, abelhas e joaninhas e suas características que dão cores e tons aos biomas e preservam a vida. A oficina Meliponicultura – o que nos contam as abelhas’ propõe a disseminação do conhecimento sobre as características, a organização social e as contribuições de abelhas para o meio ambiente e a saúde. Já a ideia da oficina “Olimpíada – Desafio das polinizadoras” é, a partir do jogo de cartas, disseminar informações tanto sobre as abelhas quanto sobre borboletas e as joaninhas. 

A Fiocruz Ceará, nos dias 14 e 15/10, oferecerá a oficina ‘Ciência, Tecnologia e Inovação e os biomas brasileiros – partilhando saberes sobre a Lagoa da Precabura’, que visa contribuir para a disseminação e popularização da ciência. A atividade visa reduzir o racismo ambiental, das desigualdades sociais e o desenvolvimento humano e sustentável. Na Fiocruz Amazônia, os visitantes vão interagir em atividades lúdicas, como o ‘Tapetão dos ODS e Gestão de Resíduos por meio da Coleta Seletiva’, em que os participantes avançam etapas por meio de jogos de dados.  

A Fiocruz Brasília promove, de 14 a 18 de outubro, a ‘Expedição pelo Cerrado com a Fiocruz Brasília’, que reúne diversas atividades inspiradas em um dos grandes biomas brasileiros. Até o querido personagem Zé Gotinha vai participar da iniciativa em uma exposição pra lá de especial! Saiba mais sobre a programação da unidade regional aqui (inserir link: https://snct.fiocruz.br/novidades/expedicao-pelo-cerrado-com-a-fiocruz-brasilia/). 

Nos dias 16 e 17/10, a Fiocruz Rondônia, em parceria com a Fiocruz Brasília, realizará o1º Simpósio de Mostras Estudantis da Amazônia Ocidental de Ciência (Sim Amo Ciência’ e a ‘I Mostra da Amazônia Ocidental de Ciência (Mostra Amo Ciência), desenvolvida com os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral de Brasília (EEEMTI Brasília). No dia 18/10, os alunos da EEEMTI realizarão o II Circuito Científico. Nesta atividade, os estudantes promovem palestras, cursos, oficinas, exposições e demais atividades socioeducativas para estudantes de outras instituições de ensino.  

De 16 a 18/10, a Fiocruz Bahia realizará oficinas, rodas de conversas e uma sessão de cinema. Na terça-feira (16/10), na parte da manhã, a unidade promove a roda de conversa “Bioma Brasileiros e as Mudanças Climáticas”, com a pesquisadora Nelzair Vianna. À tarde, o assessor da Diretoria de Operação RMS da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), Júlio Mota, vai dar a palestra “A importância dos biomas para a segurança do abastecimento”. Em 17/10, o professor da Universidade Católica do Salvador, Murilo Guerreiro Arouca, fará a roda de conversa “A experiência do projeto Jovens Inovadores”.  

Ainda na quinta-feira (17/10), à tarde, a programação conta com a oficina “Gameficação: Ciência, Saúde e Meio Ambiente”, conduzida por Isa Neves, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA). EM 18/10, às 9h, haverá a “Sessão Científica: Emergência Climática, insegurança hídrica e as medidas adaptativas de saneamento ecológico” com Alexandre Pessoa, pesquisador do Laboratório Educação Profissional em Vigilância em Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPPSJ) da Fiocruz.  As atividades desta unidade serão transmitidas pelo canal da Fiocruz Bahia no YouTube. Assista aqui. 

 

Olimpíadas Brasileiras de Saúde e Meio Ambiente impulsionam ações 

Como parte da realização da 13ª edição das ‘Olimpíadas Brasileiras de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA)’, algumas unidades apresentarão na SNCT 2024 na Fiocruz diversas atividades relacionadas ao concurso. Nos dias 17 e 18/10, a Fiocruz Bahia realizará aOlimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’. Nos dias 23 e 24/10, a Fiocruz Minas organizará a ‘Olímpiada brasileira de saúde e meio ambiente: biomas mineiros’. A Fiocruz Minas realizada ainda as exposições ‘Biodiversidade e Saúde’ e ‘Vias do Coração’. 

Outra unidade que também participa das OBSMA é a Fiocruz Pernambuco. Na unidade localizada em Recife (PE), os visitantes poderão visitar as exposições interativas dos Serviços de Referência e da Coleção da Fiocruz Pernambuco, além da exposição ‘A Peste no Brasil: lições derivadas da Coleção de Yersinia pestis’. Essa mostra interativa traz a coleção composta por 917 cepas isoladas de roedores (508) e pulgas (240) que são patrimônio da biodiversidade brasileira. 

A SNCT na Fiocruz é o maior evento de divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação do Brasil, abordando o desenvolvimento de pesquisas nesse campo sempre de forma lúdica e atrativa. Além das mais de 100 atividades promovidas no campus Fiocruz Manguinhos (RJ), a instituição também oferecerá ao público dezenas de outras atividades em suas unidades regionais. O evento conta com parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFR” e Sesc Rio, além do apoio do CNPq e da Fulltime Logística. A realização é da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.   

 

A programação completa está disponível no site: snct.fiocruz.br 

 

Serviço: 

21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz 

De 15 a 19 de outubro 

Entrada gratuita

 

Confira atividades e endereços de todas as unidades regionais no site snct.fiocruz.br

#SNCTnaFiocruz #SNCT2024fiocruz