Por Tatiane Lima
Em 15 de outubro (terça-feira), às 13h30, será realizada a cerimônia de a abertura da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Fiocruz. O evento contará com uma programação especial de atividades, como uma palestra com a bióloga Rosy Isaias, o lançamento da segunda temporada da série audiovisual ‘Ciência em Gotas’ e a entrega da premiação do Concurso Portinho Livre. O evento será realizado no Auditório do Museu da Vida Fiocruz, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para o canal da Fundação Oswaldo Cruz no YouTube. Acompanhe virtualmente aqui (haverá intérprete de Libras).
Para a mesa de abertura, são esperadas as presenças de autoridades, como o presidente da Fiocruz Mario Moreira, a Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) Cristiani Machado, o diretor da Casa de Oswaldo Cruz Marcos José de Araújo, a coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz Cristina Araripe, e a chefe do Museu da Vida Fiocruz Ana Carolina Gonzalez. Também estarão presentes representantes do Sindicato Nacional de Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc) e da Associação de Pós-graduandos da Fiocruz.
A palestra com a professora e pesquisadora Rosy Isaias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem como tema “Mulher negra e cientista: padrão ou exceção?”. A palestra será mediada por Hilda Gomes, que lidera a Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz). Nascida em Nilópolis, Rosy Isaias é botânica e professora da UFMG, tendo como foco de suas pesquisas galhas tropicais. Possui mais de 160 artigos publicados, e, recentemente, tornou-se a primeira mulher autodeclarada negra a receber a bolsa de produtividade em pesquisa 1A do CNPq. Saiba mais a convidada especial aqui.
Logo após, a Casa de Oswaldo Cruz lançará a segunda temporada do projeto audiovisual ’Ciência em Gotas’, que busca divulgar e popularizar a ciência por meio da trajetória de importantes cientistas brasileiros. A nova temporada traz vídeos sobre três cientistas: os parasitologistas Luiz Hildebrando e Maria Deane, e o psiquiatra Juliano Moreira. A iniciativa destaca pesquisas e realizações que trouxeram impactos significativos para a saúde e o meio ambiente. A primeira temporada da série conta com quatro curtas-metragens, abordando as contribuições de Johanna Dobereiner, Bertha Lutz, Carlos Chagas e Maurício Rocha e Silva Ferreira. Todos os episódios estão disponíveis online no canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.
Ao final do dia, o Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil realiza a premiação dos vencedores da 2ª edição, que teve como tema ‘O Brasil que resiste: ideias para adiar o fim do mundo’. A iniciativa é do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), da Fiocruz, patrocinada pela Fiotec.O concurso literário contou com a participação de 160 jovens de todas as regiões do país, e visa estimular o pensamento crítico e o gosto pela escrita entre os jovens. Uma comissão formada por especialistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) selecionou os 30 melhores textos, que serão publicados no livro a ser lançado em 2025 pelo selo Portinho Livre. A edição de 2023, intitulada “O bonde da vacina – cuidar de si para cuidar do outro”, já está disponível para download. acesse aqui.
A SNCT na Fiocruz é o maior evento de divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação do Brasil, abordando o desenvolvimento de pesquisas nesse campo sempre de forma lúdica e atrativa. Além das mais de 100 atividades inscritas para o campus Fiocruz Maré-Manguinhos (RJ), a instituição também oferecerá ao público dezenas de outras atividades em suas unidades regionais. A 21ª SNCT na Fiocruz conta com parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ, Sesc Rio e Águas do Rio, além do apoio do CNPq e da Fulltime Logística. A realização é da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A programação completa está disponível em: snct.fiocruz.br.
Detalhes do evento
21º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz
Tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”
Local: Auditório do Museu da Vida Fiocruz, Rio de Janeiro
Endereço: Avenida Brasil, nº 4.365 – Manguinhos, Rio de Janeiro
Datas: 15 a 19 de outubro
Horário da mesa de abertura: 15 de outubro às 13h30
Evento com Intérprete de Libras
Entrada gratuita
Transmissão ao vivo: Canal Oficial da Fiocruz no YouTube