NA WEB
TEXTO
A
A
A

O Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) realizou nesta sexta-feira (11/10), a abertura simbólica da programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com a finalidade de marcar o início das atividades que acontecerão entre os dias 14 e 18/10, nas cidades de Manaus, Presidente Figueiredo e Tabatinga. As atividades reunirão as equipes de diversos laboratórios da unidade, sob a coordenação da Vice-Diretoria de Pesquisa e Inovação (VDPI), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, edital 003/2024.  

O tema da SNCT 2024 proposto pelo Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. A Fiocruz Amazônia propôs o subtema “O Bioma Amazônico e a Mudança Climática” para as suas atividades locais. A unidade participa anualmente da iniciativa, buscando sempre ampliar o alcance das suas atividades, junto às escolas da rede pública e parceiros na capital e interior. “Este ano, nos sentimos representados pela escolha do tema, ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias’, uma vez que estamos no bioma amazônico, sendo portanto um momento importante termos a oportunidade de sair de nossa casa e levarmos atividades para outros espaços, modificando um pouco a forma de falar sobre a Ciência que fazemos e trazer visibilidade para a instituição, fazendo também a sociedade entender que aqui temos Fiocruz e que a ciência está presente em tudo na nossa vida, do celular à vacina”, destacou a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes. 

A vice-diretora de Pesquisa e Inovação, Michele El Kadri, agradeceu aos laboratórios pela disponibilidade em participar das atividades e repassou as orientações aos participantes das equipes. “Nada disso aconteceria se não fossem os laboratórios se dispondo a participar desse movimento importante para a instituição; o exercício de pensar em como posso fazer para apresentar meu trabalho de modo mais acessível para a população, mostrando que a Ciência está em todo o lugar, assim como o SUS (Sistema Único de Saúde)”, ressaltou, lembrando que as equipes estarão distribuídas nas diferentes localidades da programação, de segunda a sexta-feira. 

Na 21ª SNCT na Fiocruz, a Fiocruz Amazônia estará presente no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), do Manauara Shopping, em Manaus, na Escola Estadual de Tempo Integral Presidente Figueiredo, no município de Presidente Figueiredo, e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Amazonas (IFAM), Campus Tabatinga, no Alto Solimões.Em Tabatinga, as atividades acontecerão entre os dias 14 e 16/10. Em Presidente Figueiredo, será em 17/10. No Espaço Ecam, serão em 17 e 18/10. No Campus Tabatinga do IFAM, as atividades serão voltadas para os estudantes dos cursos do Ensino Técnico Integrado. A instituição possui aproximadamente 430 alunos matriculados nos quatro cursos técnicos, vinculados ao Ensino Médio oferecidos pela instituição, a saber: Meio Ambiente, Informática, Administração e Agropecuária.  

No IFAM, serão realizadas mostras de vídeos e podcast DigiCiência e OuvirCiência; rodas de conversa “Meninas e Mulheres na Ciência”, sobre o tema “Biomedicina: da pesquisa à comunidade, “Educação ambiental e Doenças de Veiculação Hídrica”, “Importância da qualidade da água”, “Importância da lavagem das mãos”, “Saúde Indígena: Vigilância alimentar e nutricional”. As atividades acontecerão das 9h às 11h e das 13h às 15h. Na Escola Estadual Presidente Figueiredo, serão exibidas também as mostras de vídeos e podcasts DigiCiências e OuvirCiência, as rodas de conversa sobre Meninas e OuvirCiência, as rodas de conversa sobre Meninas e Mulheres na Ciência, Explorando o Mundo Invisível, Farmacêutico por um Dia, Estudos com HIV e Tapetão dos ODS e a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. No Espaço ECAM, em dois horários, das 10h às 12h e das 13h às 17h. Os alunos de escolas públicas convidadas poderão conferir as exposições “Metamorfose dos insetos”, “Aventura Molecular” e “Estações Disseminadoras de Larvicidas”, além da mostra de vídeos do DigiCiência e OuvirCiência e o Tapetão das ODS e a Obsma. O Espaço Eccam fica localizado no piso Açaí, do Manauara Shopping. 

A SNCT na Fiocruz é o maior evento de divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação do Brasil, abordando o desenvolvimento de pesquisas nesse campo sempre de forma lúdica e atrativa. Além das mais de 100 atividades inscritas para o campus Fiocruz Maré-Manguinhos (RJ), a instituição também oferecerá ao público dezenas de outras atividades em suas unidades regionais. A 21ª SNCT na Fiocruz conta com parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ e Sesc Rio, além do apoio do CNPq e da Fulltime Logística. A realização é da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.   

 A programação completa está disponível em: snct.fiocruz.br.   

   

Detalhes do Evento    

21º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz   

Tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”   

Subtema: “O Bioma Amazônico e a Mudança Climática” 

Local: Fundação Oswaldo Cruz na Amazônia (Fiocruz Amazônia) 

Endereço: Av. Mário Ypiranga, 1300 – Adrianópolis, Manaus (AM) 

Entrada gratuita   

 

Mais informações: snct@fiocruz.br   

#SNCTnaFiocruz #SNCT2024fiocruz