NA WEB
TEXTO
A
A
A

Por Kelly Toledano 

A abertura oficial da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz vai acontecer no dia 21 de outubro, a partir das 9h30, com presença de autoridades e representantes de movimentos sociais no Auditório do Museu da Vida Fiocruz (RJ). A cerimônia é aberta ao público e será transmitida ao vivo pelo canal da Fiocruz no YouTube. Haveintérprete de Libras. A atividade faz parte das comemorações pelos 125 anos da Fiocruz.

Com o tema ‘Planeta Água: mudanças climáticas, (in)justiça ambiental e saúde’, a mesa de abertura contará com a participação de quatro convidados: Ana Carolina Barbosa (Comunidade Tradicional Caiçara do Sertão do Ubatumirim), Carla Campos (Uma Só Saúde / Fiocruz), Paulo Gadelha (Estratégia Fiocruz para Agenda 2030) e Rejany Santos (Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara). A mediação é de Luis Amorim, chefe do Museu da Vida Fiocruz. 

O evento traz à tona uma discussão urgente e interligada que reflete os grandes desafios do nosso tempo. A água, elemento essencial à vida e à manutenção dos ecossistemas, torna-se também um indicador das desigualdades sociais e ambientais agravadas pelas mudanças climáticas. Evidenciar esta abordagem é reafirmar o compromisso histórico da Fiocruz com a promoção da saúde em seu sentido mais amplo — aquele que reconhece a interdependência entre recursos naturais, biodiversidade e bem-estar humano. 

 A cerimônia de abertura da 22ª SNCT na Fiocruz também vai incluir a premiação do 3º Concurso Portinho Livre de Literatura Infanto-juvenil. O projeto incentiva a escrita e a leitura integradas à ciência. Mais de 150 jovens, de 13 a 16 anos, de diferentes regiões do país participaram do concurso com textos que respondiam à pergunta: “o que é saúde coletiva para você?”. Os 30 melhores textos vão integrar um livro, a ser lançado em 2026. E o autor do melhor trabalho vai receber um troféu e um vale-presente de R$ 1 mil. 

 A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz. O evento conta com recursos oriundos da Fundação Oswaldo Cruz, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, como parte do Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência. Tem apoio da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz (AMVF) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ.

Saiba mais sobre os participantes da Mesa de Abertura da 22ª SNCT na Fiocruz: 

 Ana Carolina Barbosa faz parte da Comunidade Tradicional Caiçara do Sertão do Ubatumirim, é colaboradora da Associação dos Bananicultores e Produtores Rurais local, e uma liderança do Fórum de Comunidades Tradicionais da Região da Costa Verde da Bocaina. Ela também é pesquisadora Comunitária do Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). Além de ser remadora de Canoa Caiçara e dançadora das danças tradicionais, integrando o Coletivo Deliberativo  para a Salvaguarda do Fandango Caiçara do Iphan. 

 Rejany Santos é geógrafa, doutoranda em Dinâmicas dos Oceanos e da Terra pela UFF e pesquisadora da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz e do Observatório da Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha. Também atua como presidenta do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara. 

 Carla Campos é médica veterinária e tecnologista em Saúde Pública. Atualmente é Coordenadora em Uma Só Saúde e Diretora-adjunta do Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos (ICTB). Também exerce a função de coordenadora-adjunta do Programa de Pesquisa Translacional em Uma Só Saúde e gestora do Grupo de trabalho sobre Oceano e águas costeiras e continentais. 

Paulo Gadelha graduou-se em Medicina e é especialista em saúde pública e medicina social. É pesquisador sênior da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 (EFA 2030). De 2016 a 2021, integrou o Grupo de 10 Especialistas das Nações Unidas em Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Sustentável, nomeado pelo então Secretário-Geral Ban Ki-moon. Mais recentemente, tem liderado o desenvolvimento da Estratégia Fiocruz para Clima e Saúde, reforçando o compromisso da instituição com questões ambientais, saúde global e os objetivos da Agenda 2030. 

Serviço: 

22ª SNCT na Fiocruz: Cerimônia de abertura 

Data: 21 de outubro, 9h30 

Endereço: Auditório do Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4365, Rio de Janeiro – RJ) 

Não é necessário fazer inscrição prévia para participar. Haverá intérprete de Libras.

 

Transmissão ao vivo: