NA WEB
TEXTO
A
A
A

Por Kelly Toledano

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mobiliza todas as suas unidades para promover diversas atrações educativas e culturais que ajudam a popularizar o conhecimento científico, combater a desinformação e destacar as contribuições da ciência e da tecnologia para a saúde e o meio ambiente. Na edição 2025 não será diferente. Nove estados participam do evento, que soma cerca de 140 atividades e faz parte das comemorações de 125 anos da Fiocruz. A programação oficial já está disponível no site. 

Para dar um panorama da diversidade de abordagens e formatos das atividades, destacamos algumas opções em cada estado. Todas as propostas são gratuitas e inspiradas pelo tema deste ano, definido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia: “Planeta água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. 

Foto: Getúlio Ribeiro

Amazonas 

A Fiocruz Amazônia planeja o Ciência Pop, entre 21 e 23/10, nos municípios de Manaus e Parintins. Por meio de oficinas digitais, exposições e rodas de conversa, a instituição reforça o compromisso com o diálogo entre saberes tradicionais e pesquisa científica, com foco em saúde, meio ambiente e cultura da água na região amazônica. 

No dia 21/10, o público também poderá presenciar uma batalha de rimas no Manauara Shopping, em Manaus (AM). Uma dupla de MCs fazem uma performance temática, conectando ciência, cultura e território. 

Bahia 

As baleias jubarte estarão no centro da proposta desenvolvida pela Fiocruz Bahia. Os animais geram muita curiosidade e encantamento na população por frequentarem o litoral baiano anualmente. O mundo dos cetáceos poderá ser explorado pelos participantes com informações sobre seus modos de vida, a relação deles com os habitantes e seus impactos na saúde humana e marítima. 

Distrito Federal 

A Fiocruz Brasília participa da grande ação organizada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação na Esplanada dos Ministérios.  Um quiz promete engajar crianças e adolescentes. Equipes disputam e enfrentam desafios sobre saúde, meio ambiente e qualidade de vida em uma bancada de perguntas e respostas que irá envolver dinâmicas coletivas e raciocínio rápido. A atividade vai ocorrer  entre os dias 20 e 25/10, no turno da tarde. 

Ceará 

A proposta da Fiocruz Ceará é promover no Centro Pasteur-Fiocruz a interação de visitantes com o game “Defendendo o corpo: Um jogo educativo sobre imunização e sistema imune”. O jogo de tabuleiro, criado pelos próprios pesquisadores, apresenta conceitos sobre imunização e sistema imunológico, tornando mais acessível os conhecimentos sobre as defesas do corpo. 

Minas Gerais 

Nos dias 21 e 22/10, uma grande feira promovida pela Fiocruz Minas, com mais de 40 expositores, acontece no Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação, em Belo Horizonte. Jogos e oficinas interativas vão abordar a relação entre os rios de Minas e os saberes das águas em seus territórios. 

 Também vale o destaque à passagem do caminhão do Ciência Móvel pelo município de Viçosa, entre 22 e 25/10. O projeto itinerante do Museu da Vida Fiocruz leva atividades interativas ao público em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). 

Paraná 

Desde o dia 29 de setembro, a Fiocruz Paraná está mobilizada em atividades da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia junto com o Paraná Faz Ciência. Passando por alguns municípios, atingindo escolas e comunidades tradicionais, a proposta é realizar um percurso que une ciência, arte, cultura e educação ambiental, discutindo a cultura das águas no reconhecimento da sua importância desde o território até os oceanos. Entre as atividades previstas, está a Feira de Cultura Científica Paraná Faz Ciência, que acontece de 4 a 6/11, na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) – Sede Neoville, localizado em Curitiba (PR).  

Pernambuco 

Vale chamar a atenção para o estande da Fiocruz Pernambuco na 13ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), que terá atividades interativas sobre a Agenda 2030 e 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além de exposição e roda de conversa.

Rio de Janeiro

O campus Manguinhos vai concentrar 106 atividades para todas as faixas etárias, desde a mesa de abertura no dia 21 ao pocket show de encerramento no dia 25 de outubro. Além da grande Feira da Ciência, com diversos estandes com exposições, jogos e oficinas, o destaque fica para um simulador de acampamento antártico com pesquisadores da FioAntar, apresentando o projeto multidisciplinar da expedição à Antártica. 

Rondônia 

A população de Porto Velho (RO) vai poder conferir as atividades da SNCT 2025 durante o Fiocruz Pra Você, iniciativa nacional da Fiocruz que une atividades culturais e cuidados com a saúde em unidades de todo o país. O evento é aberto à comunidade e acontece em 18/10 na Escola Cívico Militar de Ensino Fundamental e Médio Professor Daniel Neri da Silva. Além da oferta de vacinação, o público poderá participar de jogos educativos, atividades voltadas à atenção à saúde e ações de divulgação científica conduzidas pelos laboratórios da instituição. O evento também contará com uma exposição inspirada no tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, com orientações práticas sobre os cuidados e o consumo da água potável.  

 

Ficou interessado pelas ações da SNCT na Fiocruz por todo o país? Não fique de fora e participe! 

A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz. O evento conta com recursos oriundos da Fundação Oswaldo Cruz, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, como parte do Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência. Tem apoio da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz (AMVF) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ.