Divulgação Obsma
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025 está se aproximando, e a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma/Fiocruz) preparou uma programação especial para marcar sua participação no evento, que neste ano tem como tema “Planeta Água: Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. Em Belo Horizonte, a iniciativa inclui jogos, oficinas e apresentações de trabalhos realizados com materiais recicláveis.
Nos dias 21 e 22 de outubro, das 8h às 17h, o Centro de Referência da Juventude (CRJ), localizado na Praça da Estação, s/n, receberá um estande dedicado à divulgação da 13ª edição da Obsma. No espaço, os visitantes poderão conhecer o histórico da Olimpíada, as temáticas abordadas, as formas de participação de escolas e estudantes, além de interagir com jogos educativos, como o Quem sou eu: saúde e ambiente?.
Outra atividade prevista é a oficina Arte Reciclável com Saberes Aquáticos, em que alunos de escolas públicas que já participaram do “Alunos em Ação”, um programa da Obsma, serão convidados a produzir obras artísticas— maquetes, esculturas, painéis e pinturas — utilizando materiais recicláveis fornecidos pela Fiocruz Minas. As obras deverão representar a relação entre os rios de Minas Gerais, como São Francisco, Doce, Jequitinhonha e Velhas, e os saberes relacionados à água em seus territórios. A proposta estimula reflexões sobre a conexão entre a cultura oceânica e as águas interiores mineiras, destacando a resiliência das comunidades frente às mudanças climáticas.
O estande também contará com o jogo Corrente do Saber – Desvendando a Cultura Oceânica, um tabuleiro interativo em formato de rio que deságua no mar. A atividade aborda de forma lúdica e colaborativa temas como saúde, segurança alimentar, clima, economia, biodiversidade e justiça ambiental, sempre relacionando-os aos oceanos e às águas interiores. Toda a programação é voltada a alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas de Belo Horizonte e da região metropolitana.
Sobre a Obsma
Com o objetivo de integrar ciência, cidadania e práticas educativas, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) valoriza práticas pedagógicas interdisciplinares e incentiva os jovens a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades. A inciativa é voltada para estudantes e professores do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino técnico concomitante, de escolas públicas e privadas de todo o país.
A inscrição nas modalidades de Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências é gratuita e os professores devem inscrever projetos realizados entre 1º de janeiro de 2025 e 30 de junho de 2026 em apenas uma delas. A inscrição é feita no novo site da Obsma e o tema dos projetos é de livre escolha. Numa primeira etapa, serão selecionados 42 projetos para concorrer à indicação de Destaque Nacional, num evento que acontecerá no campus Manguinhos, no Rio. Um professor e um aluno de cada um dos projetos selecionados serão convidados para participar da cerimônia final de premiação, com despesas de viagem pagas pela Fiocruz e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Ao final, seis projetos serão indicados como destaques nacionais.