Por Kelly Toledano
A programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz promete ser intensa, envolvendo a comunidade científica da Fundação Oswaldo Cruz e de instituições parceiras. No Rio de Janeiro, além da participação de mais de 10 unidades locais da Fiocruz, o evento conta com atividades desenvolvidas por parceiros que também atuam nas áreas da ciência, saúde, meio ambiente e educação.

Acampamento de pesquisadores da Fiocruz na Antártica montado para coleta de amostras durante o último verão. Foto: Maria Ogrzewalska
Uma das grandes atrações do evento será o ambiente imersivo ‘Fiocruz na Antártica, vigilância ambiental pela saúde global’, projeto multidisciplinar da Fioantar (Programa da Fiocruz na Antártica) em parceria com a Marinha do Brasil. Durante todos os dias da SNCT no Campus Manguinhos (de 21 a 25/10), o público vai ter a oportunidade de conhecer um simulador de acampamento usado por pesquisadores na expedição antártica. A estrutura, que terá barraca, equipamentos, fotos e vídeos, será montada no Anfiteatro do Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
O grupo Cataratas, gestor dos parques BioParque do Rio, AquaRio e AquaFoz, traz para a SNCT 2025 na Fiocruz a exposição interativa ‘Biodiversidade em Rede: da Mata Atlântica ao Oceano!’’. Com estande dentro da Feira da Ciência, nos dias 23 e 24/10, a atividade destaca as conexões entre a Mata Atlântica, rios e oceanos, por meio de atividades lúdicas, cartilhas educativas, peças biológicas e instrumentos ópticos, incluindo informações sobre estratégias para combater microplásticos.
A parceria com o Espaço Casa Viva/RedeCCAP, instituição localizada em Manguinhos, promove a ‘Intervenção Artística e poética: Cuidando do Meio Ambiente’ no Anexo da Casa de Chá, no dia 23/10, à tarde. O objetivo é a sensibilização para o cuidado com o ambiente, em uma dinâmica interativa com as crianças a partir da literatura e da criação de um grande livro coletivo.
A palestra ‘Planeta Água, Planta Livre: Ciência, Saúde e Sustentabilidade’ é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Cannabis Multidisciplinar e vai acontecer no dia 24/10, de manhã e de tarde, no Auditório do Museu da Vida Fiocruz. O grupo propõe discutir práticas sustentáveis de cultivo e manejo hídrico que afetam rios e oceanos, além do potencial medicinal e psicológico da planta, defendendo a desmarginalização como caminho para avanços científicos, sociais e ambientais frente às mudanças climáticas.
Estão programadas ainda atividades culturais em escolas de Maré e Manguinhos realizadas com a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR-5/UFRJ), parceiro de longa data da SNCT na Fiocruz.
Programação extensa oferecida pelo Sesc
O Sesc participa da 22ª SNCT na Fiocruz por meio da Escola Sesc de Ensino Médio e do Sesc Ciência com diversas atividades. Alunos e professores do polo educacional vão conduzir alguns estandes da Feira da Ciência.
A apresentação da ‘Experiência de Simulação da Cop30’ será no dia 24/10 pela manhã. O relato será a culminância de um longo projeto que envolveu debates e estudos sobre conservação da natureza, crise climática e soluções para problemas ambientais em uma experiência que buscou simular o encontro internacional da Cop30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas 2025.
Um outro grupo de alunos vai estar à frente do estande ‘Medindo a qualidade da água: elaboração de kits conectados ao Arduino’ nos dias 23 e 24/10, de tarde. Nesta atividade, os proponentes vão difundir as pesquisas que fizeram para colaborar com a avaliação da qualidade da água em ambientes periféricos onde vivem comunidades mais vulneráveis.
A exposição ‘Biomas do Brasil – olhar artificial, grito real: imagens que denunciam’ está programada para os dias 21 e 24/10, no turno da tarde. Por meio de produções artísticas criativas, os estudantes expressam as ameaças que afetam os biomas brasileiros e buscam promover uma conscientização ecológica. Já nas tardes de 21, 23 e 24/10, os visitantes também poderão participar de experiências com o “Ciência Fora da Caixa: Laboratórios Portáteis para a Justiça Social”.
A equipe do Sesc Ciência assume a ‘Oficina de produção de fantoches de espécies marinhas’, que vai ocorrer na Sala de Vídeo do Museu da Vida Fiocruz nos dias 22 e 23/10 pela manhã. A atividade acontece também no dia 24/10, na tenda da Feira da Ciência, no mesmo horário.
Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está disponível aqui no site.
A 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz é uma realização da Fundação Oswaldo Cruz. O evento conta com recursos oriundos da Fundação Oswaldo Cruz, da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, como parte do Programa Nacional de Popularização da Ciência – Pop Ciência. Tem apoio da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz (AMVF) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ. O evento faz parte das comemorações pelos 125 anos da Fiocruz.