O projeto Meninas Negras da Ciência realiza sua atividade inaugural nesta quinta-feira (23/10), às 9h, no Auditório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), integrando a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

Foto: Freepik
A ação marca o início da 3ª edição do projeto, que tem como objetivo incentivar meninas negras do ensino médio a trilharem caminhos nas áreas científicas, por meio de formação, mentoria e vivências em pesquisa.
Nesta edição, 17 jovens entre 15 e 19 anos, moradoras de Manguinhos, Maré, Jacarezinho, Complexo do Alemão e São Cristóvão, foram selecionadas para participar do percurso formativo. A iniciativa inclui rodas de conversa, cine-debates, palestras, oficinas temáticas e visitas a laboratórios de pesquisa, centros culturais e museus.
A programação de abertura contará com fala da coordenação, apresentação da equipe, exibição do documentário “Meninas Negras da Ciência”, além da entrega de camisas e assinatura dos documentos de participação.
“O Meninas Negras da Ciência é uma iniciativa de equidade e inclusão, que reafirma o compromisso da Fiocruz com a promoção da diversidade e o acesso de jovens negras à ciência e à tecnologia”, destaca Hilda Gomes, coordenadora do projeto.
O projeto é realizado com gestão cultural da Sociedade de Promoção Sociocultural da Fiocruz (SOCULTFio) e conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura do Rio, e das empresas Ipiranga, ICONIC e ALLOS – o maior grupo de shoppings do país –, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei ISS).