Por Ramon Souza, Fillipe Portugal e Diego Santos
O que é, afinal, desenvolvimento? E quais são seus efeitos mais duradouros?
A busca pelo desenvolvimento se intensificou na segunda metade do século XX e exigiu cada vez mais do planeta. Mas, apesar da sua verocidade, o desenvolvimento foi um processo assimétrico, excludente e incapaz de resolver as desigualdades que persistem nas sociedades humanas. É preciso, portanto, repensar as formas de se relacionar com a Terra.
Esse é um dos objetivos da contação de histórias “Maré de Desenvolvimento: Histórias Locais e Debates sobre Desenvolvimento Sustentável”, do Programa de Graduação em História da Saúde e das Ciências da COC, e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025 na Fiocruz, realizada entre os dias 20 e 26 de outubro, e que este ano tem como tema “Planeta Água: Cultura Oceânica para Enfrentar as Mudanças Climáticas no Meu Território”.
A atividade propõe um diálogo entre história, desenvolvimento e território. Inicialmente, hevará a discussão sobre o conceito de desenvolvimento, destacando projetos, estratégias e os efeitos dos processos a ele relacionados. Em seguida, o resgate de experiências locais de busca pelo desenvolvimento, com destaque para esse processo no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Localizado às margens da Baía de Guanabara, essa região possui uma história marcada por processos de migração e pela ocupação de áreas alagadiças.
Integrando o tema do evento, o encontro será encerrado com a apresentação da Agenda 2030 da ONU e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando a importância de repensar nossos modos de viver e produzir em equilíbrio com o planeta.
Como parte da oficina, os estudantes criarão um painel coletivo e colorido representando os 17 selos dos ODS. A proposta é um convite a novas formas de desenvolvimento, baseadas na dignidade humana e na convivência harmoniosa entre humanos e mais-que-humanos.
A programação acontecerá na Casa de Chá, no dia 23 de outubro (quinta-feira), com atividades nos períodos da manhã e da tarde.