NA WEB
TEXTO
A
A
A

Oficina de compostagem

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, cujo tema foi “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o Fórum Itaboraí/Fiocruz Petrópolis promoveu uma série de atividades internas e externas voltadas à educação ambiental, valorização da biodiversidade e divulgação científica. O evento teve a participação de 206 pessoas.

No Palácio Itaboraí, as ações começaram com a pintura de dois bueiros com os dizeres: “O mar começa aqui. Bueiro não é lixeira”.  A iniciativa teve a parceria da  subseção da OAB Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de não descartar lixo em bueiros, rios e córregos, evitando a poluição e que os resíduos cheguem ao oceano e provoquem danos aos ecossistemas marinhos.

As demais atividades entre os dias 20 e 24 de outubro contaram com a presença de alunos de escolas públicas. Na terça-feira, dia 21, alunos de 6 a 7 anos da Escola Gunnar Vingren participaram de uma programação com apresentação da Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí (OCPIT), contação de histórias do livro Grúfalo, jogo didático sobre alimentação consciente e sustentável e oficina de plantio de hortaliças.

Na quarta-feira, dia 22, crianças de 4 a 6 anos do Lions Clube participaram das atividades com o livro “A rã de três olhos”, seguido do jogo sobre alimentação consciente e sustentável e de um passeio pela Trilha do Arboreto, exposição viva de Biodiversidade. À tarde, alunos da Escola Terra Santa repetiram a vivência. Na sexta-feira, dia 24, foi realizada uma ação de Teatro do Oprimido com adolescentes de 13 a 14 anos da Escola Liceu Carlos Chagas.

Contação de história

Também foram realizadas atividades externas. Entre os dias 20 e 22, a Equipe de Biodiversidade esteve na Fiocruz Manguinhos, com uma atividade voltada à disseminação do conhecimento sobre plantas medicinais, PANCs, aromáticas e condimentares, além da doação de sementes e mudas. A equipe também promoveu orientações sobre o reflorestamento com espécies nativas frutíferas, destacando a importância da conservação dos solos e do fluxo hídrico — em sintonia com o tema da SNCT.

Na quinta, dia 23, a equipe do Fórum Itaboraí participou da programação da FAETERJ, com oficinas de contação de histórias, jogo interativo sobre alimentação saudável e compostagem.

Encerrando a programação, no dia 24 de outubro, a equipe de Biodiversidade realizou a campanha “O mar começa aqui”, em parceria com a OAB Petrópolis. Foram pintados cinco bueiros na porta da Faetec na cidade de Três Rios. Na parte da tarde, em Levy Gasparian, a equipe levou a mesma ação à praça central da cidade, com pintura de quatro bueiros e atividade educativa sobre plantas medicinais.