NA WEB
TEXTO
A
A
A

A Fiocruz Paraná coordenou diversas ações que integraram a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A programação, que começou no dia 29 de setembro e se estende até 19 de novembro, é realizada em parceria com o Governo do Estado do Paraná, da Prefeitura de Curitiba e da Justiça Federal do Paraná. As propostas estão percorrendo escolas, comunidades tradicionais e participando de grandes feiras do estado e do município. 

Sob o título ‘Da Nascente ao Morrente: a dança das águas que esparrama vida’, o circuito de atividades culturais e educativas da Fiocruz Paraná pela SNCT 2025 já alcançou até o momento 50 mil pessoas, entre população urbana, rural, comunidades escolares e tradicionais, de todas as faixas etárias, com passagens pelos municípios de Guarapuava, Ponta Grossa, Curitiba e Antonina (PR). Jogos para diferentes faixas etárias, exposição com estação ecológica e distribuição de materiais informativos fizeram parte das ações que circularam pelo estado, fortalecendo a consciência socioambiental da população.

Um dos destaques de novembro é a participação da Fiocruz Paraná NA Feira de Cultura Científica de Curitiba / Paraná Faz Ciência, que acontece de 4 a 6/ 11 na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O projeto ‘Da Nascente ao Morrente: a dança das águas que esparrama vida’ traz uma abordagem poética, sensível e transdisciplinar sobre a água em suas múltiplas formas, percursos e significados. Inspirada no ciclo natural das águas — da nascente ao seu destino final nos rios, mares e oceanos — a proposta faz um convite à reflexão sobre a água como um ser vivo, como agente de conexão entre ecossistemas, culturas e saberes. 

 

Veja aqui a galeria de fotos das atividades da Fiocruz Paraná na SNCT 2025 na Fiocruz.