NA WEB
TEXTO
A
A
A

A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa) realiza nesta terça-feira (21), das 10h às 12h, no Auditório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), em Manguinhos, a roda de conversa “Mudanças Climáticas e Saúde Integral”, como parte da programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O encontro apresenta o projeto “Ações de Fomento à Saúde Integral no Território da Maré”, desenvolvido ao longo do ano com apoio de emenda parlamentar da deputada estadual Renata Souza (PSOL-RJ) e do deputado federal e pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ).

Foto: Douglas Lopes / Redes da Maré / Divulgação

A iniciativa propõe ações voltadas à promoção da saúde integral, princípio fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS), ao articular dimensões sociais, ambientais e culturais que influenciam o cuidado e a qualidade de vida da população. Desenvolvido por uma equipe composta por pessoas LGBTQIA+ e em diálogo com coletivos da Maré, o projeto amplia esse conceito de cuidado para além das práticas clínicas, incorporando também a reflexão sobre os impactos das mudanças climáticas na saúde e nos direitos humanos.

Durante a roda de conversa, a equipe apresentará um e-book com dados e reflexões sobre condições de vida, materiais gráficos e audiovisuais com orientações de saúde e um plano de enfrentamento às violências, ao racismo e à LGBTfobia, fortalecendo a equidade e a diversidade.

Para a coordenadora da Cedipa, Hilda Gomes, a proposta reafirma o compromisso institucional com a saúde e os direitos humanos em diálogo com as pautas socioambientais.

“Falar de saúde integral é reconhecer que o cuidado envolve o ambiente, as relações sociais e as condições de vida das pessoas. Na Maré, isso significa também enfrentar as desigualdades, os efeitos das mudanças climáticas e fortalecer a presença das populações mais vulnerabilizadas”, destacou.