NA WEB
TEXTO
A
A
A

 

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) terá diversas atividades sobre saúde e direitos da pessoa com deficiência durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da Fiocruz. O evento será de 15 a 19 de outubro e terá como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. A ENSP irá participar da Feira da Ciência e, com o apoio de parceiros, conduzirá três oficinas. Nos dias 16 e 17 de outubro, de 9h30 às 16h30, a ação na Feira terá duas propostas: “Comunicação sem barreiras: comunicação acessível e inclusiva” e “Estratégias para o letramento em saúde da Pessoa com deficiência”. Haverá atividades lúdicas e jogos interativos para estimular a curiosidade e a aprendizagem sobre acessibilidade comunicacional, tecnologias assistivas, capacitismo e outros temas.

Tudo foi desenvolvido especialmente para participantes da SNCT da Fiocruz. A ideia é despertar em crianças, adolescentes e adultos uma reflexão sobre formas de inclusão na comunicação e nas atitudes do dia a dia. Serão apresentados exemplos práticos para acessibilizar conteúdos diversos, como documentos, apresentações e mensagens. Totens com informações sobre linguagem simples (técnica de comunicação com práticas voltadas à elaboração de textos fáceis de entender) e pranchas de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) contribuirão para a mediação da discussão com o público. A CAA é um tipo de tecnologia assistiva que abrange métodos e materiais (por exemplo, pranchas com desenhos, números ou símbolos) que para pessoas que enfrentam barreiras complexas a comunicação. É um recurso necessário para algumas pessoas, mas que beneficia todas as pessoas.

Também voltada para públicos de todas as idades, a atividade “Estratégias para o Letramento sobre saúde da pessoa com deficiência” se propõe a disseminar materiais educomunicacionais, como cartilhas e cordéis, sobre temas variados como aleitamento materno inclusivo, cuidado menstrual de pessoas com e sem deficiência, direitos sexuais, saúde das pessoas com síndrome de Down, entre outros. A atividade é para todas as idades.

 

Oficinas
Além das exposições na Feira da Ciência, a saúde da Pessoa com Deficiência também será tema de três oficinas promovidas pela ENSP, cujos focos serão linguagem simples, prevenção da violência na infância e amamentação inclusiva. As oficinas contam com as parcerias da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano/IFF.

No dia 16, das 9 às 12h, na sala de aula do Museu da Vida, a oficina de formação em linguagem simples propõe apresentar de forma didática essa técnica utilizada para tornar a comunicação mais acessível, a partir de dicas para redação, organização, apresentação e validação de materiais elaborados com este recurso. Já a oficina “Prevenção da violência na infância: ensinando sobre corpo e cuidado” irá promover a discussão sobre cuidados em situações cotidianas, sobre as diferentes formas de violência e oferecer orientação para proteção e busca de apoio. Esta será no dia 17 de outubro, das 9 às 12h, no auditório do INCQS. No dia 18 de outubro, de 9h às 12h, na Sala de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, a oficina “Amamentação Inclusiva no Sistema Único de Saúde – o projeto ENSP e rBLH” irá abordar a amamentação inclusiva para pessoas com deficiência, através da troca de experiências com profissionais de saúde da rede Rio de BLH e profissionais da atenção básica. A proposta é debater estratégias para reduzir as lacunas que inviabilizam o atendimento em amamentação para pessoas com deficiência.

A SNCT na Fiocruz é o maior evento de divulgação e popularização da ciência, da tecnologia e da inovação do Brasil, abordando o desenvolvimento de pesquisas nesse campo sempre de forma lúdica e atrativa. Além das mais de 100 atividades inscritas para o campus Fiocruz Maré-Manguinhos (RJ), a instituição também oferecerá ao público dezenas de outras atividades em suas unidades regionais. A 21ª SNCT na Fiocruz conta com parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ e Sesc Rio, além do apoio do CNPq e da Fulltime Logística. A realização é da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.  

 A programação completa está disponível em: snct.fiocruz.br.  

 

Detalhes do evento

21º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz  

Tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”   

Local: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – Campus Manguinhos (RJ) 

Endereço: Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ   

 

Estandes “Comunicação sem barreiras: comunicação acessível e inclusiva’ e ‘Estratégias para o letramento em saúde da Pessoa com deficiência”

Local: Feira de Ciências
Datas: 16 e 17 de outubro
Horário: 9h30 às 16h30
Local: Lounge – Posição Par

 

Oficinas 

‘Formação em linguagem simples: comunique-se com todo mundo’
Data: 16 de outubro
Horário: 9h às 12h
Local: Sala de Aula Museu da Vida

‘Prevenção da violência na infância: ensinando sobre corpo e cuidado’
Data: 17 de outubro
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório INCQS

‘Amamentação Inclusiva no Sistema Único de Saúde – o projeto ENSP e rBLH’
Data: 18 de outubro
Horário: 9h às 12h
Local: Sala de Leitura da Biblioteca de Manguinhos (ICICT)

Entrada gratuita

 

Mais informações: snct@fiocruz.br

#SNCTnaFiocruz #SNCT2024fiocruz