NA WEB
TEXTO
A
A
A

SNCT 2024 na Fiocruz promove atividades educativas e culturais em 9 cidades do Estado

 

Por Thaynara Santos

 

Seguindo a tradição, a Fundação Oswaldo Cruz promoverá mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). No Rio de Janeiro, o evento acontecerá entre os dias 15 a 19 de outubro, mas engana-se quem acha que a programação estará restrita ao campus Fiocruz Manguinhos. Ao longo do mês e até mesmo em novembro, a SNCT 2024 irá promover as chamadas Ações Territoriais nos bairros de Madureira e Ramos (Zona Norte do Rio de Janeiro) e também nas cidades de Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti, São Gonçalo, Mesquita, Magé (Baixada Fluminense), São João da Barra (Norte Fluminense) e Nova Friburgo (Região Serrana). A iniciativa é uma realização da Fiocruz em parceria da Pró-Reitoria de Extensão | PR-5 da UFRJ e Sesc Rio, e conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 

Escola também é lugar de quebrar tabus

A peça teatral ‘O rapaz da rabeca e a moça Rebeca’ terá sete apresentações em instituições de ensino de Duque de Caxias, São Gonçalo, Mesquita e Magé. Seu objetivo é aproximar o diálogo sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) de uma forma sensível e lúdica, muitas vezes vista como tabu, do público jovem. O espetáculo é inspirado na história do cordelista cearense José Mapurunga e narra a trajetória de João e Rebeca, dois jovens de famílias rivais que se apaixonam e tentam viver esse amor até o rapaz ser expulso de Cantiguba-dos-Aflitos, seu lugar de origem. Ele sai pelo mundo com sua rabeca e se torna um artista famoso. João promete voltar à sua terra e se casar com Rebeca, mas uma notícia inesperada pode mudar os rumos dessa paixão.

As Ações Territorializadas do Museu da Vida Fiocruz, projeto do Serviço de Educação que leva atividades especiais para escolas, também estarão presentes nas unidades de ensino de São João de Meriti e Duque de Caxias. Os estudantes poderão participar da oficina de microscopia ‘Há vida em uma gota d’água?’ e conferir a exposição ‘Manguinhos Território em Transe’.

Além das ações destinadas aos alunos e alunas nas instituições educacionais desses territórios, a 21º SNCT na Fiocruz também irá oferecer eventos abertos ao público, de classificação livre e entrada gratuita. Confira!

 

Museu itinerante

Entre os dias 09 e 12 de outubro, os moradores da Região Serrana já puderam participar das atividades do projeto Arte e Ciência Sobre Rodas, que aconteceu no Sesc Nova Friburgo. O caminhão do Museu da Vida Fiocruz é um museu itinerante que dissemina conhecimentos sobre saúde, meio ambiente e, claro, sobre ciência, por onde passa. E o melhor, tudo de forma didática e divertida. O projeto oferece diversas atividades, como oficinas, jogos, experimentos científicos, exposições e muitas outras. Sua chegada também está garantida em São João da Barra, no Sesc Grussaí. As atividades vão acontecer entre os dias 13 e 16 de novembro.

 

Exposição: Manguinhos Revelado

A exposição ‘Manguinhos Revelado’, que apresenta fotografias datadas da primeira metade do século XX, estará aberta ao público até 18/10 (sexta-feira), de 10h às 18h, na Casa de Cultura Galpão 252, localizada em Nilópolis. O intuito da mostra é resgatar as memórias acerca da criação da Fiocruz (a instituição de ciência e tecnologia em saúde de maior destaque na América Latina) e sua conexão com o desenvolvimento da saúde pública brasileira, além da evolução urbana enfrentada pelo Rio de Janeiro no século 20 através de imagens históricas.

 

Exposição: Nós do Mundo

A pauta da sustentabilidade e do consumo consciente é urgente. A exposição ‘Nós do Mundo’, do Museu da Vida Fiocruz, busca reiterar essa importância por meio de produções audiovisuais e atividades interativas. A ideia da mostra é alertar para a responsabilidade do ser humano na degradação do meio ambiente e nas mudanças climáticas ao redor do mundo. E mais, a atividade não se limita a pensar os problemas, também apresenta possíveis soluções para um mundo mais igualitário e sustentável.

A expo será apresentada em uma escola de Duque de Caxias e em duas unidades do Sesc, instituição parceira da 21ª SNCT na Fiocruz. No Sesc São Gonçalo, ela fica em cartaz entre os dias 15 a 31 de outubro, das 09 às 18h. No Sesc Ramos, será apresentada em novembro.

 

Exposição: Na Corda Bamba de Sombrinha

Por meio de fotografias e ilustrações, a mostra irá apresentar uma linha cronológica que engloba os principais acontecimentos relacionados à saúde pública desde o Brasil imperial até os tempos atuais. Fazem parte da exposição ‘Na Corda Bamba de Sombrinha’  campanhas sanitárias lideradas pelo médico Oswaldo Cruz, implementadas no início do século XX, e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). A mostra também busca explicar o papel da política e da economia nos avanços científicos e tecnológicos do Brasil. Ela poderá ser visitada pelo público em novembro, no Sesc Madureira.

 

Sobre a Semana:

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento promovido em todo território brasileiro. A 21ª SNCT na Fiocruz promove atividades em unidades da Fundação localizadas em dez estados brasileiros.A 21º da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma realização de todas as unidades e escritórios da Fundação Oswaldo Cruz, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O tema deste ano é ‘Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais’, que busca dialogar sobre o papel da ciência, da tecnologia e dos saberes ancestrais como aliados pela proteção e valorização da fauna e flora brasileira.

No Rio de Janeiro, a 21ª SNCT na Fiocruz acontecerá entre os dias 15 a 19 de outubro na Fiocruz. Durante os cinco dias de evento, serão oferecidas rodas de conversa, jogos, feira de ciência, oficinas, atividades artísticas, exposições e muito mais. Todas gratuitas e destinadas a públicos de todas as idades.

 

Programação completa: snct.fiocruz.br

 

Serviço:

21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz: Ações Territoriais

Tema: “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”   

Atividades ao longo dos meses de outubro e novembro no Estado do Rio de Janeiro

 

Mais informações: snct@fiocruz.br 

#SNCTnaFiocruz #SNCT2024fiocruz